Você sabe qual é o melhor destino para os dejetos provenientes da suinocultura?
Os dejetos líquidos são considerados o maior problema relacionado à atividade de suinocultura, e são constituídos basicamente de fezes, urina, restos de ração e água. Como a região sul é a que possui a maior produção suína, uma destinação ambientalmente correta é de extrema importância para que essa atividade não cause maiores impactos ambientais negativos.
Uma forma de destinação dos dejetos suínos é a fertilização de lavouras, podendo diminuir e até cessar o uso de fertilizantes minerais, sem comprometer a qualidade do solo e do meio ambiente, além de trazer economia para o produtor rural.
Para isso, é fundamental a elaboração de um plano técnico de manejo e adubação elaborado por um profissional habilitado, como um eng. agrônomo, considerando vários pontos como a composição química dos dejetos, a área que será realizada a aplicação, a fertilidade do solo e as exigências da cultura a ser implantada.
Além dos fatores técnicos relacionados à fertilidade do solo, fatores físicos em relação ao local de aplicação também devem ser considerados para que não ocorra nenhum risco de poluição.
Os mais importantes são: tipo de solo, distância de recursos hídricos, áreas de preservação permanente (APP’s), declividade do local, presença de estradas e construções como moradia.
Comment (1)
Ana Maria Kaufmann Schimuneck
Parabéns a toda equipe envolvida com esse trabalho!! Sucesso..