Especial Porto Alegre 250 anos – Arquitetura, Urbanismo e História

Especial Porto Alegre 250 anos – Cidade, um caleidoscópio de demandas e oportunidades
24 de março de 2022
Especial Porto Alegre 250 anos – Conscientização ecológica na cidade
25 de março de 2022
Show all

Especial Porto Alegre 250 anos – Arquitetura, Urbanismo e História

A implantação dos primeiros edifícios industriais em Porto Alegre ocorreu no século XIX, quando na década de 1870 as primeiras edificações começaram a ser erguidas, face a proximidade com o Rio Guaíba, principal porta acesso comercial da cidade.
Estas edificações agrupavam, além da edificação principal, depósitos, trapiches para embarcações e oficinas. Deste período podemos destacar o prédio da Neugebauer, a mais antiga fábrica de chocolate do Brasil fundada em 1891.
Num segundo momento, já no início do século XX, com a primeira guerra mundial e o consequente desenvolvimento da indústria brasileira, houve um grande aumento do número de edificações industriais, tendo como seu principal expoente o Arquiteto imigrante alemão Theo Wiederspahn, autor de diversos projetos no setor, como a Wallig e a Cervejaria Bopp na Av. Cristóvão Colombo.
Com a segunda grande guerra a atividade industrial se consolida na cidade, com a ampliação de diversas indústrias existentes, além da criação de novas. Nesse período as edificações já sofrem influência do movimento Art Deco, presente em grande parte das novas edificações da cidade, além do uso mais evidente do concreto.
Nesta época Porto Alegre também buscava o seu crescimento urbano com os primeiros planos de melhoramentos do Arquiteto João Moreira Maciel em 1914 e o Plano Gladosch em 1935.
As edificações industriais nesse período passam a se destacar pela sua racionalização, tendo como características principais a planta livre, o concreto na estrutura, pé-direito alto e fachada limpa, próprios já do período anterior.
Com o desenvolvimento e mudanças constantes das atividades industriais ao longo das décadas seguintes, algumas dessas edificações ganharam novos usos e instalações, enquanto outras ainda esperam pela revitalização. Porto Alegre busca no século XXI resgatar o principal polo industrial da cidade, o quarto distrito, que ainda abriga diversos exemplares do desenvolvimento industrial da cidade.
A New Engenharia desenvolve projetos para indústrias, desde a concepção arquitetônica até os projetos de infraestrutura, mecânicos e complementares para a completa implantação e funcionamento das maiores empresas do Brasil.

 

Domingos das Neves Nocchi
Domingos das Neves Nocchi
Arquiteto e Urbanista | formado pela Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis (Atual UniRitter)

Comments are closed.