O que é um Laudo de Cobertura vegetal?

5 dicas para evitar animais peçonhentos
23 de fevereiro de 2022
Seca no campo, entenda o que está acontecendo.
4 de março de 2022
Show all

O que é um Laudo de Cobertura vegetal?

O (LCV) Laudos de Cobertura Vegetal permitem diagnosticar a flora de um determinado local, quali e quantitativamente. O laudo deve contemplar objetivamente o que está sendo observado no momento do estudo e não ser baseado em hipóteses.

Os LCV’s são geralmente realizados em áreas menores, como um lote urbano, por exemplo, ou pequenos fragmentos de vegetação, e ocupam-se da descrição sucinta da vegetação local, como a geração de uma lista de espécies.

A descrição da flora de áreas maiores, onde o levantamento de toda a vegetação incidente torna-se inviável em vista dos custos e tempo envolvido, realiza-se o Inventário Florestal, quando adotam-se métodos de amostragem da vegetação, realizando análises fitossociologias mais aprofundadas, gerando dados de frequência, dominância, importância, cobertura, volume, dentre outros parâmetros das espécies presentes.

 

Equipe da New Engenharia fazendo levantamento

 

Por que é necessário um laudo de cobertura vegetal?

LCV’s são realizados para empreendimentos que de alguma forma causem impacto sobre a vegetação nativa de uma determinada área, e geralmente requeridos pelos órgão ambientais licenciadores.

De que forma são realizados os Laudos de Cobertura Vegetal?

O levantamento da vegetação de uma determinada área, o profissional responsável pelo estudo (biólogo, engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal) identifica as espécies in loco, e caso isso não seja possível, é coletado material botânico (ramos com folhas, e se presente, flores) do indivíduo em questão para posterior consulta a bibliografia especializada ou consulta a especialistas.

Mede-se com auxílio de fita métrica a circunferência do indivíduo à altura do peito (CAP), a qual depois é convertida para diâmetro a altura do peito (DAP). São levantados também dados de altura dos indivíduos, geralmente comparando-se a haste de altura conhecida, ou com auxílio de ferramentas, como trenas elétricas ou outros equipamentos.

Há também outros parâmetros de medição, como o estado fitossanitário de cada vegetal e diâmetro de projeção da copa, por exemplo. Ao fim de todo esse processo, todas as informações obtidas em campo serão lançadas em uma tabela. Os dados necessários constantes na tabela irão para o laudo final, assinado pelos profissionais envolvidos, já citados.

Equipe da New Engenharia fazendo levantamento

Felipe Rocha da Costa | Biólogo
Felipe Rocha da Costa | Biólogo
Biólogo | Biólogo bacharel em ecologia pela ULBRA | Especialista em licenciamento ambiental pelo IPD | Direito ambiental | Gestão de recursos hídricos| Gestão de projetos ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *