Degradação ambiental: O PRAD como a chave solucionadora

Grandes obras realizam e formam parcerias: Case de Rolândia
28 de maio de 2021
Show all

Degradação ambiental: O PRAD como a chave solucionadora

A New Engenharia atua com o objetivo de fazer a diferença na sociedade e trazer soluções para questões que rodeiam o ambiente em que o ser humano está inserido. Muito mais que mover empreendimentos, transformá-los em realidade e criar projetos que farão a diferença para alavancar a economia, a preocupação com o nosso bem maior, o meio ambiente, também move a equipe. 

Quando o assunto é o meio ambiente, preservar e recuperar as áreas que sofrem com a degradação é fundamental e vital para todos.  Portanto, um dos exemplos de soluções que a New Engenharia traz é o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD): um estudo que apresenta formas de minimizar os impactos de algum empreendimento ou atividade. 

“É uma forma de sanar os impactos das degradações ambientais que serão gerados pelos empreendimentos. Por meio do PRAD, é possível avaliar esses prejuízos e buscar ferramentas para solucionar os problemas que podem ser causados”, cita o biólogo da New Engenharia, David Pistoia Neto. 

Portanto, a equipe entra em ação para verificar quais são as medidas mitigadoras (estabelecidas antes do funcionamento do empreendimento) com o objetivo de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e restabelecer a área. 

As ações dependem do empreendimento e do tipo de degradação que irão causar sendo que podem ser classificadas como baixas, médias e altas. Além disso, as iniciativas de recuperação do local são executadas de diversas formas. 

Entre elas como plantio de mudas nativas para recuperar a área suprimida ou Área de Proteção Permanente (APP); semeadura para contenção de talude, entre outros. Conforme Neto, quando há a presença de rios e exposição de solo, por exemplo, muda a metodologia de recuperação de cada área. 

Outro fator importante é que a degradação não tem prazo e ocorre de forma instantânea, porque no momento em que há a instalação do empreendimento já está acontecendo a degradação. A exceção é para aqueles que deixarem emissões atmosféricas durante seu funcionamento. “Nesses casos, as degradações podem ser a longo prazo e, portanto, entram outras medidas mitigadoras que envolvem o meio biótico, físico e socioeconômico para evitar ou diminuir o problema”, destaca Neto.

A New Engenharia produz, prospera e realiza. Também executa projetos para deixar o meio ambiente com a vitalidade necessária para as futuras gerações. Recuperar áreas com o PRAD é permitir que o empreendimento esteja em dia com a natureza e com suas obrigações legais. A natureza agradece e se renova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *