Mês das flores, mês das cores!

Água: curiosidades sobre esse bem essencial
12 de agosto de 2020
Estudo de Impacto Ambiental
9 de dezembro de 2020
Show all

Mês das flores, mês das cores!

Setembro chegou. O nono mês do ano vem acompanhado com o desabrochar das flores que são tão essenciais para o meio ambiente. E você, sabe quais são as funções das flores na natureza?

flor new 1 certa

Em primeiro lugar, elas embelezam qualquer ambiente com perfumes que nos remetem a lembranças e memórias afetivas. Suas pétalas deixam a casa, o escritório e a empresa mais coloridos. Além de embelezar e perfumar os locais, servem de alimentos para os animais e os seres humanos. Alguns tipos como dente-de-leão, hibisco, flor de ipê, cravina, amor-perfeito, rosa, violeta são utilizadas para decorar pratos e em diferentes cardápios. 

No caso dos animais, eles alimentam-se do néctar das flores. Entre eles, formigas, borboletas, abelhas e pássaros. Também fornecem propriedades medicinais, sendo que são utilizadas para a produção de chás, pomadas, loções e produtos estéticos. 

O auxílio da reprodução das plantas é outra função importante das flores. Quando os insetos se aproximam delas e sugam o néctar, estão polinizando as plantas e movem o esperma ou pólen dos estames masculinos para os pistilos femininos. 

A flor traz a sua beleza, mas também funções importantes para a grandiosidade do meio ambiente. Na estação da primavera, plante flores no seu jardim, admire essa perfeição da natureza. 

flor new 4 certa

flor new 3 certa

Uma atenção especial pode-se dar à beleza das espécies nativas do Rio Grande do Sul, como a flor conhecida popularmente como brinco-de-princesa. Uma flor com cores exuberantes e muito utilizada em vasos para embelezar os lugares.

Não podemos citar a vegetação nativa do RS sem mencionar as plantas nativas do Bioma Pampa brasileiro. O Bioma Pampa está diretamente relacionado ao uso para alimentação e criação do gado. Entretanto, pensar que nesse Bioma existam apenas plantas de interesse forrageiro ou sem beleza natural, é desconhecer a diversidade da flora existente em seus campos. O local possui uma imensidão de espécies com características ornamentais para usos diversos dentro do paisagismo, como em vasos, jardins ou composição em arranjos de flores. Algumas espécies como a flor-de-fogo, lírio-do-banhado, aroeira-cinzenta são exemplos de plantas nativas do pampa que podem ser utilizadas para fins paisagísticos.

 

Fotos

Brinco-de-princesa (Fonte: Flora Digital)

Lírio-do-banhado (Fonte: Cores e Formas no Bioma Pampa – Plantas Ornamentais Nativas, 2009)

Aroeira-cinzenta (Fonte: Cores e Formas no Bioma Pampa – Plantas Ornamentais Nativas, 2009)

Foto da capa da publicação

Flor-de-fogo (Fonte: Cores e Formas no Bioma Pampa – Plantas Ornamentais Nativas, 2009)

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *