Meio ambiente: o essencial para a vida

Close-up of businessman examining business contract and signing it at the office desk
Fepam autoriza aumento de lotação para suinocultura e avicultura de corte
15 de maio de 2020
A glass of water macro shot
Água: curiosidades sobre esse bem essencial
12 de agosto de 2020
Show all

Meio ambiente: o essencial para a vida

The city park with lake

Junho é especial por ser dedicado ao meio ambiente.  A data específica de celebração é dia 5, mas, ao longo do mês, ações de conscientização costumam ser realizadas em todo o país. Afinal, o que é meio ambiente? 

É o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais que causam efeitos indiretos e diretos nos seres vivos como: a vegetação, as águas, os biomas, os ecossistemas, a atmosfera e o clima. A definição ocorreu na década de 70 durante a Conferência das Nações Unidas na Suécia. No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente estabelecida em 1981, diz ainda que ‘ele permite e rege a vida em todas as suas formas.’

No entanto, a preocupação com a preservação começou anos antes. O movimento ambiental surgiu ainda no século 19 como uma resposta para a industrialização que chegou para mudar a realidade da sociedade. Na época, a beleza e importância era exaltada nas letras de poetas românticos. Nos anos 60, ganhou força, a partir da possibilidade de poluição por radiação devido à Era Nuclear. Já em 1969, o retrato da Terra visto do espaço levou a humanidade a ter maior consciência sobre a preservação e cuidados com o meio ambiente terrestre. A fotografia  mostrou que a terra é azul e necessita de cuidados.

Como o bem maior é essencial para o desenvolvimento e existência na terra, é preciso refletir sobre ‘qual é o meu papel para colaborar com o meio ambiente’. Por isso, algumas dicas sempre são bem-vindas. Cuide daquilo que esbanja a vida. Confira!

 

1 – Economize água e energia;

2 – Recicle o lixo e não jogue nas ruas ou em terrenos baldios;

3 – Descarte material químico, orgânico e eletrônico de forma correta;

4 – Não jogue óleo de cozinha na pia;

5 – Use sua própria sacola reciclável (de pano ou lona) para as compras;

6 – Utilize lâmpadas fluorescentes;

7 – Se puder ir a pé ou de bicicleta para algum lugar, vá! Utilize o carro se é realmente necessário

8 – Plante uma árvore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *